Vida Care - Sua solução definitiva em Medicina e Segurança do Trabalho - PCMSO, PPRA, CIPA, Brigada de Incêndio, Unidade Móvel de diagnósticos,....
Lembrar usuário e senha
Esqueceu sua senha? clique aqui



Buscar Limpar

Vida Care - Dicas de Sade

 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da SaúdeImagem Dicas em SaúdeClique aqui para imprimirClique aqui para fechar a página
 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Elaborada em março de 2009
Aumenta a letra do texto Diminui a letra do texto
Saúde e Trabalho

O que a PNH entende por Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores da Saúde?

A Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores da Saúde é uma das diretrizes da PNH. Ela afirma a importância de dar visibilidade à produção de saberes feita pelos trabalhadores em suas atividades cotidianas e aposta na produção de grupos e coletivos com ampla capacidade de analisar os processos de trabalho e propor mudanças que qualifiquem seu próprio trabalho.

A Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores da Saúde aponta para a c onstrução de sujeitos e coletivos autônomos e protagonistas, co-responsáveis pela atenção, gestão, eficácia e eficiência do SUS. Para isso propomos os dispositivos PFST e CAP.

O que PFST?

O Programa de Formação em Saúde e Trabalho (PFST) é um dispositivo da PNH que promove espaços de formação baseados no diálogo permanente entre os diferentes trabalhadores e os distintos saberes - saberes da experiência no serviço de saúde, produzidos pelos trabalhadores no serviço e os saberes formais, provenientes da universidade, escolas técnicas, etc.

O PFST visa intervir e produzir junto aos trabalhadores modos mais saudáveis de ser e trabalhar no SUS, potencializando os coletivos de trabalho, dando visibilidade e garantindo espaço de circulação e desenvolvimento desses saberes. Esses momentos de aprendizagem coletiva permitem a construção de ferramentas de análise daquilo que gera sofrimento e adoecimento, e fortalecem o grupo diante das variabilidades dos meios de trabalho.

O que é a CAP?

A Comunidade Ampliada de Pesquisa é um espaço permanente de conversa e pesquisa sobre a atividade de trabalho em saúde. F ormada por consultores, apoiadores, pesquisadores e trabalhadores locais, a CAP investiga o ambiente e processos de trabalho e produz conhecimentos e pactuações sobre formas de agir nos serviços.

O que isso tem a ver com a saúde dos trabalhadores do SUS?

Para produzir saúde no trabalho temos que conhecer o nosso trabalho, considerar as situações pelas quais passamos e as formas como nos organizamos para superar as dificuldades e os eventos que produzem adoecimento. Embora conhecer o trabalho seja fundamental para os trabalhadores na produção de saúde, nos serviços de saúde ainda existem poucos espaços onde o tema (saúde) e as experiências são discutidas e compartilhadas.

Para produzir saúde no SUS devemos aprimorar a nossa capacidade de compreender e analisar o trabalho criando espaços para debates coletivos. A gestão coletiva das situações de trabalho é critério fundamental para a produção de saúde e a prevenção de adoecimento.

Potencializar o protagonismo dos trabalhadores passa também por produzir junto a eles instrumentos para investigar e lutar por sua saúde e melhores condições de trabalho, partindo do princípio que os trabalhadores produzem saberes sobre sua atividade, sobre o que os adoece e também estratégias para minimizar o sofrimento.

Como pensar a relação Saúde e Trabalho no SUS?  

• Organizar um PFST na sua unidade;

• Aproveitar os espaços já disponíveis para discussão dos processos de trabalho;

• Constituir grupos de estudo/pesquisa para realizar análises coletivas sobre os serviços de saúde nos locais de trabalho;

• Pesquisar sobre as condições de trabalho e fazer levantamentos do adoecimento dos trabalhadores.

Mais informações sobre o tema saúde e trabalho estão disponíveis no site da PNH, www.saude.gov.br/humanizasus


Imprimir


!!! IMPORTANTE !!!
 Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As  informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.