Vida Care - Sua solução definitiva em Medicina e Segurança do Trabalho - PCMSO, PPRA, CIPA, Brigada de Incêndio, Unidade Móvel de diagnósticos,....
Lembrar usuário e senha
Esqueceu sua senha? clique aqui



Buscar Limpar

Vida Care - Dicas de Sade

 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da SaúdeImagem Dicas em SaúdeClique aqui para imprimirClique aqui para fechar a página
 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Elaborada em setembro 2007
Aumenta a letra do texto Diminui a letra do texto
Toxoplasmose

O que é:

Doença causada por um parasita conhecido como Toxoplasma gondii. Acredita-se que metade da população mundial esteja infectada pelo parasita, no entanto, a maioria das pessoas não apresenta os sintomas nem desenvolve a doença.

O gato jovem é o principal transmissor da doença, infectando pessoas, outros animais e o meio ambiente. O gato é infectado ao comer carnes cruas ou ratos e pássaros contaminados com o Toxoplasma gondii. O parasita passa para as fezes do gato contaminando o meio ambiente e depois o homem.

Obs.: A maioria dos gatos não está infectada pelo parasita, por isso é importante cuidar bem da saúde de seu animal, consultando o veterinário regularmente.

Transmissão:

- ingestão de alimentos contaminados com fezes de gatos jovens (água, verduras etc.), ou carnes cruas, mal cozidas ou mal passadas, de animais que já tiveram toxoplasmose (boi, porco, galinha);
- manipulação de carnes cruas contaminadas, na cozinha ou em açougues;
- contato íntimo com gatos que estejam eliminando o Toxoplasma gondii pelas fezes ou contato com terra e objetos contaminados com as fezes desse animal;
- da mãe para o filho, se a grávida entrar em contato com o parasita pela primeira vez;
- em situações pouco freqüentes, como transfusões de sangue ou transplante de órgãos.



Sintomas:

- febre, dor de cabeça, falta de apetite, caroços (ínguas), principalmente no pescoço;
- problemas de visão em crianças, jovens e adultos;
- lesões no sistema nervoso em pessoas com graves problemas de defesa imunológica (aids, câncer, transplantes);
- retardo mental e defeitos visuais em crianças cujas mães adquiriram toxoplasmose, pela primeira vez, na gravidez. Nestes casos a maioria das crianças nasce aparentemente normal.

Diagnóstico:

O diagnóstico da toxoplasmose é feito por meio de exame de sangue. Um exame positivo pode significar que a pessoa já teve contato com o Toxoplasma gondii, mas não está com a doença. Isso é muito importante para as mulheres grávidas. A maioria dos casos de toxoplasmose não precisa de tratamento, pois não apresenta sintomas. As pessoas com suspeita da doença devem procurar atendimento médico para a confirmação do diagnóstico e posterior tratamento.

Tratamento:

O tratamento da toxoplasmose, quando realizado na gestante com infecção aguda, durante o pré-natal, previne ou ameniza o aparecimento da doença em seus filhos, e quando realizado na criança, após o nascimento, impede que o parasita se multiplique no organismo e combate os fenômenos inflamatórios evitando ou amenizando o surgimento de seqüelas indesejáveis. Os medicamentos conhecidos no momento não curam a doença, pois os cistos continuam no organismo, mas são eficazes no período de infecção aguda, interferindo na multiplicação do parasito.




Imprimir


!!! IMPORTANTE !!!
 Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As  informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.