Vida Care - Sua solução definitiva em Medicina e Segurança do Trabalho - PCMSO, PPRA, CIPA, Brigada de Incêndio, Unidade Móvel de diagnósticos,....
Lembrar usuário e senha
Esqueceu sua senha? clique aqui



Buscar Limpar

Vida Care - Dicas de Sade

 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da SaúdeImagem Dicas em SaúdeClique aqui para imprimirClique aqui para fechar a página
 link para a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde Data de elaboração: fevereiro 2005
Aumenta a letra do texto Diminui a letra do texto
Doenças da próstata

A próstata é parte do sistema reprodutivo masculino. Ela é do tamanho de uma noz e é constituída de tecido glandular e muscular. Localiza-se abaixo da bexiga e na sua região central está a uretra.

Existem três problemas comuns que afetam a próstata e embora possam causar muitos sintomas semelhantes, elas têm tratamentos diferentes.

Hiperplasia Prostática Benigna:

é o crescimento benigno da próstata e causa, na maioria das vezes, a dificuldade de urinar.
O tratamento para a HPB pode ser por meio de medicamentos ou de cirurgia.

Prostatite:

é uma inflamação da glândula causada ou não por bactérias e deve ser tratada com antibióticos.

Câncer de Próstata:

O câncer prostático ocorre quando são encontradas células neoplásicas dentro da glândula prostática. A escolha do tratamento depende:
· do estádio da doença;
· da velocidade de crescimento do câncer;
· da idade do paciente e da condição geral de sua saúde;
· fatores relacionados à qualidade de vida.

A escolha do tratamento também pode ser decidida pelo paciente após a discussão das

possibilidades de terapia com seu médico; qualquer um dos tratamentos escolhidos pode afetar a qualidade de vida do paciente, com seus riscos e benefícios.

Principais sintomas de problemas da prostata:

- jato miccional enfraquecido;
- dificuldade para iniciar o jato;
- frequencia miccional;
- urgencia (dificuldade para retardar a miccao);
- frequentemente acordar a noite para urinar;
- jato miccional intermitente (para e recomeca);
- sangue na urina;
- dor e queimacao para urinar.

Dois testes podem ajudar a detectar os problemas da prostata. Eles sao o exame digital da prostata e o antigeno prostatico especifico ou teste do PSA (exame de sangue que mede o nivel de uma proteina especial). A prostata se localiza dentro do corpo, e portanto, o medico nao pode ve-la diretamente, mas pode senti-la digitalmente atraves do reto. O medico pode sentir se ela esta maior que o normal, sua consistencia, se ha dor a sua palpacao, entre outras caracteristicas. Embora seja desconfortavel, o exame e rapido.

O câncer de próstata na sua fase inicial geralmente não causa sintomas; os homens negros e aqueles com história familiar de câncer de próstata têm maior chance de desenvolver a doença; o câncer de próstata pode, geralmente, ser curado se for tratado antes de se espalhar além da próstata, por esta razão é fundamental o "checkup" prostático.


Imprimir


!!! IMPORTANTE !!!
 Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As  informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.